Terra de Cabinha

Livro recém-lançado de Gabriela Romeu traz um singelo inventário da vida de meninos e meninas do sertão.

É o Terra de cabinha. O que significa cabinha? Assim É como é conhecida a criança que vive no Cariri, um sertão verde, quase um oásis, em meio ao semiárido brasileiro. Vem de Cabra da peste, que vira cabra, que vira caba, que vira cabinha.

Terra das pinturas rupestres, do Padre Cícero, do poeta Patativa de Assaré, lugar em que menino vira rei, caça jumento e foge de encantados, o Cariri se destaca, na extensa pesquisa sobre a infância conduzida por Gabriela Romeu em todo o Brasil, como um delicado relicário: um lugar em que o brincar traz muitos outros sentidos que podem passar desapercebidos para muita criança e gente grande da cidade.

O livro traz histórias, causos, brincadeiras, receitas, versos e adivinhas. Aqui você ouve a voz do cabinha, dos mestres e contadores de histórias, e também da pesquisadora visitante, que registrou num caderninho as coisas mais interessantes a respeito de como vivem aqueles meninos e meninas para quem o mundo é feito de castelos, árvore é brinquedo e assombração existe, sim, senhor.

É para se ler de dia, reler de noite – ou vice-versa – e recontar pra quem quiser.

Confira entrevista com a autora. E leia o posfácio escrito pelo pesquisador Gandhy Piorsky.

Abaixo, um pouco mais da obra nas imagens do booktrailer!